Associação Empresarial de Mira realizará formação-ação para qualificação das PME

Consciente do seu papel dinamizador na região (Mira e concelhos circundantes) a AEM (Associação Empresarial de Mira) realizou e obteve aprovação de uma candidatura de Formação-Ação para PME, que vai permitir, durante 24 meses, a participação gratuita de 24 micro e pequenas empresas das áreas do comércio, serviços, agricultura e industria num processo de aprendizagem individualizada e orientada para a mudança e inovação organizacional.

Serão promovidas ações de formação-ação focalizadas na Economia Digital e na Gestão da Inovação. A formação na área da Economia Digital permitirá desenvolvimento de redes modernas de distribuição e colocação de bens e serviços no mercado, criação e/ ou adequação dos modelos de negócios com vista à inserção da PME na economia digital, presença na web (sites, redes sociais…) e a introdução de sistemas de informação aplicados a novos métodos de distribuição e logística.

Por seu lado a formação na área da Gestão da Inovação permitirá desenvolver nos colaboradores das empresas competências nas áreas de gestão da inovação, métodos de estímulo à criatividade e design thinking, construção de planos de inovação ou de desenvolvimento de novo produto/serviço ou negócio. Estas temáticas vão permitir adaptar as PME aos desafios promovidos pela digitalização da economia tornando-as mais eficientes e competitivas e reforçar a sua posição e melhorar o seu desempenho ao nível de conhecimentos necessários para que possam maximizar os benefícios no uso da gestão da inovação. Considerando que a formação pode ter uma duração de até 100 horas as empresas conseguirão também, com a participação neste projeto, dar resposta significativa às necessidades de cumprimento da formação obrigatória pelo código do trabalho.

A Operação tem também como objetivo promover até 100 horas de consultoria individualizada de apoio à gestão para responder às necessidades dos empresários e gestores na melhoria da capacidade de gestão, da sua estratégia e dos processos empresariais com base numa relação proximidade tendo em vista a inovação, modernização e aumento do seu potencial. Na inovação visa-se a procura de soluções novas ou significativamente melhoradas ao nível de processos, produtos, organização ou marketing que permitam às empresas reforçar a sua posição competitiva e melhorar o seu desempenho ou níveis de conhecimento.

Este projeto é financiado pelo Portugal 2020, no âmbito do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização, no montante de duzentos e quarenta mil, quinhentos e setenta e seis euros e setenta e quatro cêntimos provenientes do Fundo Social Europeu e conta com financiamento privado no valor de vinte seis mil, setecentos e trinta euros e setenta e cinco cêntimos.