As Festas de São Tomé vão ser muito boas. É ver para crer!

Com um vasto cartaz onde pontificam nomes como Miguel Araújo, Nocturno, Àcapella, Jafumega ou Gonçalo Lopes, é quase impossível vir a Mira pelas Festas de 2019 e sair insatisfeito…

A apresentação das Festas em Honra de São Tomé de 2019 aconteceu na manhã desta quinta-feira e ficou a cargo do Presidente da Câmara Municipal, Raul Almeida e do Vereador Fernando Madeira, que foram desfiando as novidades e as expectativas que estão criadas.

Com início num Sábado, dia 20 de Julho e com o encerramento agendado para o dia 25, Mira promete receber turistas e emigrantes que utilizam o Concelho como porto de Abrigo para retemperar forças nas férias, com uma grande variedade de eventos e um cartaz artístico que procura abranger os mais diversos gostos sonoros, para além de um sem-número de atrações que farão as delícias desde os mais pequenos (o tema das Festas já diz tudo: “O MUNDO DA FANTASIA”…) até os seniores.

O dia de abertura foi classificado pelo autarca mirense como “o dia dedicado à família”, uma vez que, depois da abertura agendada para as 11:30 horas, todos poderão “almoçar e estar presentes em um festival de insufláveis, por exemplo… na verdade, o que pretendemos é que as pessoas venham às Festas também durante o dia!”.

Numa clara aposta em atrair ainda mais pessoas ao recinto das Festas, este ano terá como uma das novidades, “um dia dedicado a cada uma das Freguesias, individualmente”, onde estas terão “a responsabilidade de organizar as atividades do “seu” dia”.

Outra novidade é a presença, novamente, “dos Palheiros tradicionais que estarão de volta, uma vez que no ano passado utilizamos tasquinhas alugadas, por causa do incêndio de 2017”. Com o retorno dos Palheiros típicos da região, espera-se, o visitante se sentirá um pouco mais em casa

Procurando, de alguns anos a esta parte, tentar transformar o São Tomé em muito mais que um mero cartaz artístico pode apresentar, será importante sentir a natural importância religiosa que encarna, também ela, o evento. Já as atividades desportivas, como o sempre apetecível Torneio de São Tomé, também terão natural destaque durante aqueles dias.

Raul Almeida, deixando uma palavra de agradecimento à toda a Comissão Organizadora “estas pessoas são a alma deste evento”, acabou por deixar para o final, uma vez que é ali que se encerram as Festas, a novidade sobre os Fogos de Artifício: “O local do Fogo de Artifício será alterado, este ano. Uma vez que o perímetro de segurança acabava por roubar um pouco do espaço, decidimos que a localização será diferente”embora ainda não esteja totalmente definido o local onde acontecerá o espetáculo piro-musical.

Para a Organização, o envolvimento cada vez maior das Associações do Concelho, das populações e, também das próprias Freguesias é ponto fulcral para o êxito que é esperado. Sem a natural envolvência de todos, os resultados não podem ser satisfatórios. Porém, com a energia despendida de cada um, com a dedicação do povo da Gândara e com a criatividade necessária para contornar obstáculos, é certo e sabido que estas Festas possuirão a marca d´água do êxito…

Jornal Mira Online

Este slideshow necessita de JavaScript.