APEEMIRA: “Alunos de Mira disputam Finalíssima das Escolíadas em S. João da Madeira”

As Escolíadas, que vão na 29.ª edição, pretendem sensibilizar novos públicos para os diversos domínios da atividade artística, promovendo a cidadania e a participação ativa. É de realçar que edição de 2018 das Escolíadas envolve um número recorde de 26 agrupamentos de escolas e escolas secundárias, profissionais e colégios dos três distritos da região Centro. 

De Américo Páscoa para o Jornal Mira Online:

Gostaria de agradecer em nome da APEEMIRA, e em representação de todos pais e encarregados de educação de Mira, o apoio incondicional dos mirenses aos nossos alunos pelo seu desempenho, dedicação e resultados até ao momento nas Escolíadas 2018.  

A APEEMIRA tem recebido imensos contatos de toda a comunidade para aquisição de bilhetes para a finalíssima em São João da Madeira neste sábado, sendo isto, totalmente impossível – com muita pena nossa e partilhada com Diretor do agrupamento de escolas Fernando Rovira  e a Vereadora da Educação Madalena Santos. 

A limitação do Auditório e o número de lugares disponíveis são reduzidos para cada agrupamento (cerca de 120 bilhetes, mais cerca de 6 credenciados e 5 atribuídos a todas as direcções escolares).

Neste sentido e estando a APEEMIRA em sintonia com o Agrupamento de Escolas de Mira e a Autarquia de Mira, vamos continuar a dar prioridade aos alunos e à sua decisão na atribuição e aquisição do número reduzido existente de bilhetes, sendo dada prioridade aos familiares mais diretos.

A autarquia vai disponibilizar um autocarro, tal como nas sessões anteriores, havendo mais duas carrinhas de encarregados de educação para transporte de material diverso de apoio .

Para quem tem acompanhado de perto é difícil descrever alguns dos momentos, com uma particularidade: a forte entreajuda de todos Pessoalmente, estando a representar os Encarregados de educação do AEM, considero-me um dos “finalistas” também, sendo gratificante a enorme proximidade e o sentir de perto às dificuldades, qualidades e partilhar diversas decisões dos alunos

Existe ainda grande envolvimento por parte de alguns encarregados de educação nos ensaios, nna confecção de roupas, no transporte e na montagem .

Para São João da Madeira a nossa prioridade é que os alunos continuem com a mesma forma de estar e ser!

A APEEMIRA encontra-se atenta à claque de apoio aos alunos do AEM de forma tentar a criar condições para que durante o dia consigam descomprimir e reforçar energias para as cerca de 3 horas de enorme esforço e fortes emoções.

No que se refere à música, ao teatro, à cultura geral, às artes e à apresentadora, vamos reforçar somente a parte da logística e segurança. Todos os alunos já mostraram que independentemente do resultado, conseguem sempre algo de novo para o público e surpreender. 

Este slideshow necessita de JavaScript.

Também é de salientar a deslocação a Mira e do apoio de outros agrupamentos, como é exemplo a da D. Dinis de Coimbra e de Esgueira de Aveiro, com grande experiência nas Escolíadas. Um bem-haja a todos eles!

A APEEMIRA considera, este, um dos maiores desafios de 2018 e acredita que deve-se em grande parte, à dedicação dos alunos os resultados obtidos a nível individual e colectivo, uma vez que muitos estão com exames nacionais, testes decisivos e enormes objetivos a nível de transição do ensino secundário para o universitário.

A APEEMIRA agradece a confiança dos alunos na Associação de todos os pais e encarregados de educação de Mira e da mesma forma, também ela acredita no potencial deste grupo de alunos que levou o agrupamento de escolas de Mira à grande finalíssima. 

Isto deve-se a uma equipa da APEEMIRA que apoia nos momentos mais difíceis e duma proximidade com a autarquia e Direção do agrupamento, entre outras colaborações que tem surgido de forma espontânea​.

A Direção da APEEMIRA