António Reis e Messias Oliveira: Mira e Cantanhede no topo da pesca nacional!

Conhecem-se há muito tempo, são amigos, excelentes pescadores e residem em concelhos vizinhos… Eis a Gândara e a Bairrada a mostrarem o que valem!

António Reis e Messias Oliveira sagraram-se, respectivamente, Campeão e Vice-Campeão nacionais da 1ª Divisão individual Mar/Fundo em Junho de 2022.

Ambos são homens tarimbados na arte da pesca, contando com excelentes currículos desde há bastantes anos e isso pode ter sido um dos fatores principais destes resultados, que só orgulham aos próprios e quem, com eles priva das suas eternas vontades de ir mais longe neste desporto.

Mas, as semelhanças ficam por aqui, no que ser refere ao Campeonato Nacional. De resto, as diferenças foram enormes, uma vez que, se o zua António Reis conseguiu realizar “um campeonato sem falhas”, já o marialvino Messias Oliveira encontrou nas terceira e quarta provas, obstáculos tais que podiam levá-lo, no final da 6ª e última, “ao pódio ou a descer para a segunda divisão”, conforme ambos transmitiram à reportagem do Jornal Mira Online.

António, que compete pelo Clube de Caravanismo e Campismo de São João da Madeira, ao fim da quinta prova, tinha 19 pontos de avanço sobre o segundo classificado o que, quase que certamente lhe garantiria o título… a não ser que “uma verdadeira catástrofe acontecesse na última participação”.

Messias, em contrapartida, até teve um excelente início de Campeonato mas, segundo suas próprias palavras “a partir da segunda prova, as condições complicaram-se bastante, o que acabou por dificultar as contas para o resto do campeonato, onde não havia margem de erro!”. Por esse motivo, admite, “os 15 dias seguintes foram terríveis, tamanho o stress… queria, era que as duas últimas provas chegassem rapidamente, para poder reverter a situação!”

António Reis ainda pôde desfrutar da companhia da sua filha, que acabou por fazer com ele todo o percurso do Campeonato. Estando em todas as provas, a filha orgulhosa conseguiu ver o pai “sempre no topo da competição” e mostrou que o receio inicial que o António tinha “de que ela achasse tudo isso uma “seca””, era infundado, já que ela foi, desde a primeira hora, uma forte incentivadora do pai-atleta. Este foi um incentivo mais para que a conquista se fizesse, certamente, e para que a classificação para o Mundial, que acontecerá na Tunísia em Novembro/2022, tivesse um sabor ainda mais especial.

Já Messias Oliveira, ainda hoje não cabe em si, “de tão feliz” por ter conseguido ultrapassar os obstáculos que se lhe apresentaram ao longo do percurso. O facto de ter conquistado o vice-campeonato “foi o melhor que pôde acontecer, visto que o António tinha uma diferença pontual bastante generosa… e eu, com o segundo lugar, poderei estar presente num Mundial depois de 9 anos sem conseguir esse objetivo!”

Jornal Mira Online

This slideshow requires JavaScript.

PROVAS

  • 2 em Manta Rota
  • 2 em Sol Troia
  • 2 em Areias Brancas (Sines)

ANTÓNIO REIS

  • Campeão Nacional
  • Clube de Caravanismo e Campismo de São João da Madeira
  • PATROCÍNIOS: Caperlan/Decathlon, Móveis Cruzeiro e Kit Fishing (Vítor Seabra)

MESSIAS OLIVEIRA

  • Vice-Campeão Nacional
  • Grupo de Pesca de Sepins
  • PATROCÍNIOS/APOIOS: CM Cantanhede/União das JF Sepins e Bolho, Camping Albufeira e Barros e Trabucco