ANPC esclarece sobre “Acidente com Helicóptero de combate a incêndios”

Em comunicado enviado à redação do Jornal Mira Online, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil esclarece o que se passou na manhã desta quarta-feira, na Pampilhosa da Serra.

“Um Helicóptero Ligeiro de combate a incêndios rurais, de indicativo operacional Hotel 33, pertencente ao Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais, sofreu esta manhã um acidente durante a descolagem, no Centro de Meios Aéreos (CMA) da Pampilhosa da Serra, distrito de Coimbra.

O alerta foi dado às 10h48. O helicóptero sofreu danos materiais significativos e já foi substituído por outro meio aéreo da mesma tipologia a operar a partir do CMA da Lousã, enquanto estiverem a ser apuradas as causas do acidente. Há apenas a registar um ferido leve.

O helicóptero preparava-se  para a descolagem para participar no combate a um incêndio na freguesia de Sobreira Formosa e Alvito da Beira, concelho de Proença-a-Nova, distrito de Castelo Branco.

As causas do acidente serão apuradas pelo Gabinete de Prevenção e Investigação de Acidentes com Aeronaves e de Acidentes Ferroviários, entidade competente em matéria de investigação de acidentes com aeronaves”.

Jornal Mira Online