Anadia reforça apoio a famílias carenciadas

A Câmara Municipal de Anadia aprovou na sua reunião extraordinária do passado dia 8 de maio, um conjunto de medidas com o intuito de reforçar a Ação Social e a Educação, por forma a apoiar as famílias que se encontram em situação de maior vulnerabilidade sócio-económica, face à pandemia do Covid-19, as quais irão vigorar, durante um período máximo de três meses.

De entre as várias medidas para apoiar as famílias mais carenciadas do concelho, há a destacar a atribuição de um apoio monetário, até ao valor máximo de 100,00€ ou também um cabaz alimentar constituído por produtos essenciais adquiridos junto do comércio local.

Tais apoios destinam-se aos agregados familiares que tenham perdido totalmente os seus rendimentos ou cujo rendimento per capita seja inferior a 60% do valor do salário mínimo mensal, decorrente da atual situação de pandemia COVID-19, devendo os mesmos instruir a sua candidatura, por formulário próprio acessível no site do Município de Anadia e que poderá ser enviada para o email: redesocial.m.anadia@gmail.com ou por entrega presencial (com marcação prévia, via telefone 231 510 484/6), junto do Serviço de Ação Social do Município de Anadia, situado no Centro Cultural de Anadia.

Relativamente à Educação, o Município de Anadia, em articulação com o Agrupamento de Escolas de Anadia, está a proceder à impressão para entrega do material pedagógico considerado necessário pelos docentes a cerca de uma centena de alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB) que não possuem computador e internet, tendo, entretanto, já entregue ao Agrupamento de Escolas de Anadia 12 computadores e 10 tablets. A fim de reforçar esta ação, adquiriu 12 serviços de internet por 3 meses, possibilitando, assim aos alunos o acesso à internet, de modo a potenciar o ensino à distância e a comunicação com os professores.

Além deste equipamento, encontra-se em processo de aquisição mais 16 computadores que poderão vir a colmatar ainda necessidades atuais.

E já a preparar o próximo ano letivo (2020/2021), o Município de Anadia vai adquirir, preferencialmente no comércio local, material informático e serviços de internet, que serão disponibilizados aos alunos do concelho, mediante candidatura instruída para o efeito, que não disponham de meios tecnológicos, nem de capacidade financeira para os adquirir, e que não venham a estar abrangidos por outros programas de apoio ao apetrechamento informático, nomeadamente por parte do Governo da República, com o objetivo de proporcionar uma maior igualdade nas condições de acesso ao ensino à distância.

Foi ainda deliberado pelo executivo isentar do pagamento de propinas os alunos que frequentam a Universidade Sénior da Curia, até ao final do ano letivo 2019/2020, cujas aulas são disponibilizadas online.

Estes apoios fazem parte de um pacote mais global, Programa Municipal de Apoio Extraordinário ao Tecido Social e Económico, para combater as consequências do COVID 19, e que representa no seu todo um investimento de 800.000€ do orçamento Camarário.