Anadia assinalou o Dia da Floresta Autóctone

O Município de Anadia assinalou, no passado dia 25, o Dia da Floresta Autóctone, que se celebra a 23 de novembro, com uma ação de sensibilização designada “Floresta Autóctone” e a plantação de árvores que decorreu no Centro Escolar de Avelãs de Cima/Avelãs de Caminho.

A ação de sensibilização, dirigida aos alunos do 1º ciclo do ensino básico, teve como objetivo divulgar a importância ambiental e económica da conservação das florestas naturais e a necessidade de as salvaguardar da destruição

A ação consistiu numa palestra onde foi abordada a importância, bem como a necessidade da preservação e as principais ameaças das florestas autóctones. Os alunos tiveram também a oportunidade de observar algumas espécies autóctones e as suas principais características. Assistiram ainda ao conto “A Floresta Mágica”, no qual os participantes interagiram e interpretaram uma personagem de espécie autóctone (flora e fauna).

De salientar que cada aluno trouxe um copo de iogurte ou pacote de leite com composto orgânico, tendo procedido à sementeira de espécies autóctones, nomeadamente bolotas, castanhas, entre outras.

A técnica do Município deu a conhecer algumas das medidas e ações especiais de prevenção contra incêndios rurais, procedendo à divulgação de folhetos sobre a gestão de combustível) e de cartazes sobre a queima.

A atividade prosseguiu, no exterior do Centro Escolar, com a plantação de algumas espécies autóctones, nomeadamente carvalho-português (Quercus faginea) e pinheiro-manso (Pinus pinea).

A finalizar a ação, os alunos responderam a um inquérito de avaliação do qual resultou um acolhimento bastante positivo, com as crianças e docentes a manifestarem agrado pela realização da ação que contribuiu assim para enriquecer ainda mais o seu conhecimento sobre a floresta, mostrando grande vontade em que este tipo de atividades se volte a repetir.