AÇORES: Furação Lorenzo já passou, mas “situação ainda se vai agravar até às 9:00 horas locais”

Apesar do centro do furacão já ter passado, período crítico mantém-se até às 9h (10 horas no contimente). Registadas 15 ocorrências e duas pessoas foram realojadas. 

O furacão Lorenzo provocou até às 05:00 locais (06:00 em Lisboa) 15 ocorrências nos Açores, tendo sido necessário realojar duas pessoas na ilha de São Jorge, avançou o Governo Regional.

“Neste momento temos 15 ocorrências registadas, nove resolvidas e seis em resolução”, adiantou, em declarações aos jornalistas, a secretária regional da Saúde, Teresa Machado Luciano, acrescentando que existem duas pessoas desalojadas, que foram para casa de familiares.

Segundo a governante, que está no serviço de protecção civil dos Açores, sediado na ilha Terceira, as ocorrências, sobretudo “obstrução de vias, queda de árvores e telhas caídas”, foram registadas “nas Flores, no Pico e no Faial”.

O furacão Lorenzo baixou já para categoria 1, na intensidade prevista pela Protecção Civil açoriana.

Já foram encerradas 61 estradas em várias ilhas dos Açores e segundo o Presidente do Governo já foi registada uma rajada com mais de 200 km/h na ilha das Flores.

As previsões apontam para que o ponto de maior proximidade do centro do furacão Lorenzo à ilha das Flores se registe pelas 06:00 locais de hoje (07:00 em Lisboa), disse também o delegado local do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), à agência Lusa.

Público / Lusa