“A Petisqueira” leva os sabores da Praia de Mira, longe… muito longe!

O mar ali tão perto. E, tão perto do mar, os sabores “naturais e nada artificiais” da comida tradicional… tudo num só espaço: na A Petisqueira”, que está localizada na Praia de Mira!

Jornal Mira Online procurou saber um pouco da história desta casa que, apesar de ter nascido apenas no Verão de 2014 ou seja, há somente 4 anos, já é famosa não só entre os moradores da Praia e do Concelho, como também dos muitos emigrantes e turistas que a visitam quando estão de férias.

Vítor e Paula Veríssimo, os proprietários da casa, assumem que “o bom nome que conquistamos ao longo do tempo é fruto de um intenso trabalho de pesquisa e da nossa vontade de servir bem quem nos procura”. Aliás, a Dª Paula acabou por se revelar uma “cozinheira de mão cheia” como confidenciou-nos o marido, Vítor, uma vez que ele já tinha antecedentes na restauração, já que teve uma pizzaria na Videira Sul, durante bastante tempo, antes de se aventurar no mundo da alimentação que pouco ou nada tem a ver com as massas. Assim, ele revelou-nos que “a Paula não estava “virada” para esta área mas, a partir do momento em que assumiu o posto, tornou-se uma excelente profissional, procurando aprender cada vez mais e ao acostumar-se com o trabalho que desenvolve, passou a procurar novas receitas, novas ofertas para os nossos visitantes… e, como tal, posso dizer que isso acabou por atrair ainda mais pessoas para o nosso estabelecimento”.

Formada por 4 pessoas, os proprietários e dois funcionários, a equipa da “A Petisqueira” bem pode orgulhar-se do serviço que oferecem. E, quem diz isto, são aqueles que realmente têm a palavra final: os clientes! Paula Veríssimo é quem assume, agora, a palavra: “Não somos precisos mais, pois o espaço não é muito grande e damos conta do recado. Os clientes que nos visitam, por exemplo, no verão, costumam aparecer tanto para o almoço como para o jantar, e isso quer dizer-nos alguma coisa… que gostam do nosso serviço e dos pratos que oferecemos como opção”. Mais a frente, confidencia-nos qual será o segredo do sucesso da casa, neste aspecto: “O Vítor costuma dizer que a comida que confeccionamos aqui é parecida com a que a minha mãe fazia, e isso é o maior elogio que alguém que está à frente de uma cozinha pode receber, não é?”.

Se este é um dos motivos que leva as pessoas a visitarem ao local, também há outros que são determinantes, de certeza: o espaço é aconchegante e, nesta época do ano, ainda tem aquele calorzinho que aquece o corpo e a alma, tudo para que o cliente se sinta em casa e, claro está, uma ementa de “dar água na boca” só de imaginar. Como exemplos, podem-se destacar a deliciosa”Feijoada de Choco”, o estupendo “Arroz do Mar”, a famosa “Massada de Peixe” ou o imperdível “Bacalhau à Zé do Pipo”, dentre outros.

This slideshow requires JavaScript.

Se, depois de conhecer um pouco da história desta casa que tem granjeado excelente nome dentre os seus clientes e amigos, quiser conhecê-la, fica o convite para fazê-lo entre as terças-feiras e os domingos, uma vez que o descanso semanal acontece às segundas-feiras.

Quem já por lá passou e foi servido por estas pessoas sabe bem do que eles são capazes. É que, para além da simpatia, também é necessário ter uma comida saborosa para oferecer. E, para além da comida saborosa, é necessário haver a simpatia… e, ali, há tudo isto num só espaço!