A floresta em destaque na Mostra Tecnológica “Futuros”

12.10.2022 –

Iniciativa decorre a 19 de outubro, pelas 14:00 horas, no Biocant Park, Parque Tecnológico de Cantanhede. As inscrições já se encontram abertas.

No dia 19 de outubro, o RAIZ – Instituto de Investigação da Floresta e Papel e pelo SERQ – Centro de Inovação e Competências da Floresta promovem a Mostra Tecnológica da Floresta INOVC+, que vai decorrer pelas 14:00 horas, no Biocant Park, Parque Tecnológico de Cantanhede.

A iniciativa, que incide sobre a temática “Os “Futuros” da Bioeconomia Circular de Base Florestal”, vai contar com a Mostra Tecnológica da Floresta INOVC+, um evento alargado de divulgação de novos produtos e tecnologias da floresta de todas as Instituições de Ensino Superior, Parques de Ciência e Tecnologia, e Centros de Interface Tecnológica da Região Centro, onde se encontra o maior potencial tecnológico e investigador. A iniciativa integra ainda um evento direcionado a empresas, e o 1.º Think Thank sobre “Futuros” da Bioeconomia Circular de Base Florestal.

A Mostra terá início pelas 14:00 horas, com abertura oficial protagonizada por Jorge Brandão, Vogal Executivo do Centro 2020, por Carlos Pascoal Neto, Diretor do RAIZ e por Carlos Alberto de Miranda, Presidente do SerQ. Entre as 14h10 e as 15h40, as comunicações são destinadas às empresas, com o Painel Empresas “Modelos e Estratégias de Valorização do Conhecimento”, que irá debater o caso “O Inpactus e o Programa Nacional de Cocriação em Bioeconomia Circular de Base Florestal”, uma comunicação de Paula Pinto e Sara P. Monteiro, RAIZ.

Pelas 15:40 até às 16:10 horas será realizada uma visita à mostra com interação com investigadores e empresas. Posteriormente, entre as 16:10 e as 17:45 horas, segue-se o Painel II “”Futuros” – 1.º Think Thank de literacia do futuro e foresight em Bioeconomia Circular de Base Florestal”. Nesta comunicação, o enquadramento, objetivos e relevância para a atividade do tech scouting ficam a cargo de Sara P. Monteiro e de Mariana Belo Oliveira, RAIZ, sendo a mesma dinamizada pela equipa científica APEU/FEUC, com Luís Dias, Marta Simões, Susana Garrido. O encerramento está marcado para as 17:50 horas, com a comunicação do RAIZ e do SerQ.

As inscrições na iniciativa são gratuitas e podem ser feitas através do preenchimento deste formulário.

O evento enquadra-se nas atividades do projeto INOVC+: Ecossistema de Inovação Inteligente da Região Centro, cofinanciado pelo Centro 2020, Portugal 2020 e Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

O INOVC+: ECOSSISTEMA DE INOVAÇÃO INTELIGENTE DA REGIÃO CENTRO é um Programa Estratégico Especial de criação de novos produtos e serviços resultantes de atividades de I&D e Inovação para a Região Centro.

O ECOSSISTEMA INOVC+ é composto por 19 entidades que, através de ações conjuntas e complementares,  pretendem afirmar a Região Centro como uma referência nacional de projeção internacional na valorização e transferência do conhecimento científico e tecnológico para a economia regional: Universidade de Coimbra (líder do consórcio); Universidade de Aveiro; Universidade da Beira Interior; Instituto Politécnico de Leiria; Instituto Politécnico de Coimbra; Instituto Politécnico de Tomar, Instituto Politécnico de Castelo Branco; Instituto Politécnico da Guarda; Instituto Politécnico de Viseu; BIOCANT – Associação de Transferência de Tecnologia; TAGUSVALLEY – Associação para a Promoção e Desenvolvimento do Tecnopólo do Vale do Tejo; OBITEC – Associação Óbidos Ciência e Tecnologia; IPN – Instituto Pedro Nunes;  ITECONS – Instituto de Investigação e Desenvolvimento Tecnológico para a Construção, Energia, Ambiente e Sustentabilidade; AEMITEQ – Associação para a Inovação Tecnológica e Qualidade; AIBILI – Associação para Investigação Biomédica e Inovação em Luz e Imagem; ASSOCIAÇÃO BLC3 – Campus de Tecnologia e Inovação; RAIZ – Instituto de Investigação da Floresta e Papel. SERQ – Centro de Inovação e Competências da Floresta;

O INOVC+: ECOSSISTEMA DE INOVAÇÃO INTELIGENTE DA REGIÃO CENTRO é um projeto com um investimento elegível total de 3,39 milhões de euros, cofinanciado a 85% pelo CENTRO 2020 – Programa Operacional Regional do Centro, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.