8º Passeio de Motas Antigas by NostraMotor

Decorreu no passado dia 18 de Agosto em Portomar, o 8.º Passeio de Motos Antigas, uma organização da secção de desportos motorizados do Clube Domus Nostra (CDN) – Nostramotor, inserido nas festas da N. Sra. do Carmo 2019, Padroeira de Portomar/Cabeço.

A iniciativa contou, uma vez mais, com um largo número de participantes do concelho de Mira e de outros concelhos vizinhos, sendo perto de 260 as rainhas do asfalto, que coloriram as estradas do concelho de Mira, numa enorme e bonita moldura humana e de relíquias de duas todas, num evento que de ano para ano vai aumentando o seu número de participantes. O Passeio iniciou cerca das 9.45 horas, após um fantástico pequeno-almoço na Pastelaria Arcada em Portomar e da arruada da União de Músicos de Mira, pelas estradas das várias localidades do concelho de Mira, mas este ano e neste verão tão atípico, a iniciativa foi obrigada a parar no primeiro reforço sólido e líquido na Peixaria “O Nosso Mar” em Portomar, devido às condições climatéricas desfavoráveis e, sobretudo, tendo em conta a segurança das centenas de motociclistas na estrada, devido ao estado do piso que se encontrava extremamente escorregadio e uma vez que na Praia de Mira, onde estava prevista a paragem para a foto de família, as condições climatéricas se encontravam ainda mais complicadas. Sendo assim, a organização apelou ao bom senso e deu por terminado ali o passeio de motas pelas estradas do concelho e fez votos que sendo a primeira vez que isso acontecia em oito edições, este seria um bom augúrio e uma bênção de sucesso para as edições futuras.

A organização como habitualmente, manteve a entrega de algumas lembranças aos participantes e às suas máquinas de duas rodas, na tenda do restaurante da Comissão de Festas, contando ainda com a honrosa presença do Sr. Presidente da Câmara Municipal de Mira, Dr. Raul Almeida. Foram assim entregues os seguintes prémios: condutor mais velho, condutor mais novo e mais nova, à mota mais ferrugenta, à mota com melhor restauro, ao maior grupo, à melhor caracterização. Além disso, este ano e como já é hábito nas últimas edições, a organização surpreendeu uma individualidade presente no passeio. O homenageado deste ano foi o fotógrafo Duarte Henriques, reconhecendo a organização dessa forma, a fantástica ajuda e colaboração do mesmo, não só pela captura e partilha das fotografias, mas sobretudo na amizade e postura profissional para com este evento e todos os seus participantes. Foi um prémio aplaudido por todos os presentes, contemplando o homenageado com um capacete oferecido pela Cential Motos.

Este slideshow necessita de JavaScript.

O 8º Passeio de Motas Antigas contou, uma vez mais, com o apoio da Câmara Municipal de Mira, da Comissão de Festas de Nª Sra do Carmo de Portomar e Cabeço 2019, do Clube Domus Nostra e ainda de inúmeras empresas locais, às quais agradecemos encarecidamente, pois sem elas não era possível continuar a apresentar um passeio com a qualidade e a referência do Passeio de Motas Antigas de Portomar.
Muito obrigado a todos e até ao Passeio 2020!
Fotos: João Terrível