30.ª edição das Escolíadas Glicínias Plaza já está em marcha

Realizou-se sorteio dos Polos das Escolas de Aveiro e Coimbra

A 30.ª edição da iniciativa Escolíadas Glicínias Plaza já está em marcha e promete muitos momentos especiais e inesquecíveis para todos os participantes. O sorteio dos Polos de Aveiro e Coimbra já teve lugar e as escolas participantes ficaram a saber com quem vão disputar o lugar nas Finais. Este concurso artístico interescolar é desenvolvido pela Associação Escolíadas, numa missão de promoção da Educação para as Artes, envolvendo milhares de jovens de agrupamentos de escolas e escolas secundárias, profissionais e colégios dos distritos
de Aveiro, Coimbra, Guarda e Viseu.

Já teve lugar o sorteio dos Polos de Aveiro (IV) e de Coimbra (II) da 30.ª edição das Escolíadas Glicínias Plaza. O sorteio determina com quem as escolas vão disputar as sessões do Polo e a ordem em que vão pisar o palco e apresentar as provas de Teatro, Música/Dança, Artes Plásticas e Claque que prepararam ao longo do ano letivo.

Assim, no Polo II, que se realiza nos dias 3 e 4 de maio no Centro de Artes e Espetáculos (CAE) da Figueira da Foz, a primeira noite vai apresentar a Escola Profissional da Mealhada, a Escola Secundária Lima de Faria (Cantanhede), o Agrupamento de Escolas de Tábua e a Escola Secundária com 3.º Ciclo D. Dinis (Coimbra). Na segunda noite sobem ao palco a Escola Secundária Dr. Joaquim de Carvalho (Figueira da Foz), o Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Velho, o Agrupamento de Escolas de Arganil e a Escola Secundária Avelar Brotero.

No Polo IV, que se realiza na Casa da Cultura de Ílhavo nos dias 17, 18 e 19 de maio, a primeira noite acolhe as provas do Agrupamento de Escolas José Estêvão (Aveiro), do Agrupamento de Escolas da Gafanha da Nazaré (Ílhavo) e da Escola Secundária de Oliveira do Bairro. Na segunda sessão é a vez do Agrupamento de Escolas de Mira, do Agrupamento de Escolas Dr. Mário Sacramento (Aveiro) e do Agrupamento de Escolas de Vagos. No terceiro dia sobem ao palco o Colégio de Nossa Senhora da Apresentação de Calvão (Vagos), o Agrupamento de Escolas da Mealhada e o Colégio de Albergaria (Albergaria-a-Velha).

As três escolas mais pontuadas de cada Polo passarão às Finais, que vão ter lugar em Aveiro nos dias 24, 25 e 26 de maio. O calendário completo das provas e etapas será divulgado oportunamente.

A expetativa para esta edição é grande, não só por assinalar 30 anos de existência do concurso, mas também devido ao crescimento que o projeto tem registado e ao impacto cada vez maior da participação das escolas nas suas comunidades. Muitas das escolas que participam este ano são “repetentes” há já várias edições, às quais todos os anos se vão juntando novas escolas que manifestam interesse em marcar presença e entrar nesta grande família “escoliástica”.

Recorde-se que na última edição, o projeto contou com a participação de 26 agrupamentos de escolas e escolas secundárias, profissionais e colégios, juntando 3500 alunos e professores em palco, em 12 espetáculos em seis salas de espetáculos de seis cidades da região Centro.

Este ano, os palcos das Escolíadas Glicínias Plaza vão ser o Centro de Artes e Espetáculos da Figueira da Foz, a Casa da Cultura de Ílhavo, o Pavilhão Multiusos de Viseu, o Teatro Municipal da Guarda, o Teatro Aveirense e o Cineteatro Messias na Mealhada, que acolherão as sessões dos Polos, Finais, Finalíssima e Gala de Entrega de Prémios, com o apoio de todos os municípios envolvidos.

O projeto Escolíadas Glicínias Plaza conta com o apoio de Fundos Europeus no âmbito do Programa Operacional Inclusão e Emprego Social (POISE) e de várias entidades públicas e privadas: Instituto Português da Juventude (IPDJ), Direção Geral dos Estabelecimentos Escolares – Direção Regional do Centro (DGEstE), Direção Regional de Cultura do Centro (DRCC), Escola Superior de Educação de Coimbra (ESEC-IPC), Fundação Millenium BCP, tendo como principal patrocinador o Centro Comercial Glicínias Plaza.

O projeto tem como objetivos promover a Educação para as Artes e valorizar a Arte como forma privilegiada para educar e fomentar e proporcionar experiências artísticas ao público-alvo que estimulem sinergias entre escolas, entidades artísticas e agentes locais. Pretende também sensibilizar novos públicos para os diversos domínios da atividade artística, promovendo a cidadania e a participação ativa.