Jornadas Europeias do Patrónio no Museu da Pedra

Terá lugar na quarta-feira, dia 29 de setembro pelas 21:00 horas, uma iniciativa no Museu da Pedra no âmbito das Jornadas Europeias do Património 2021. 

A importância desta iniciativa manifesta-se na sua capacidade de reunir as pessoas em torno do seu património e da cultura que as envolve.

Neste sentido, estão convidados todos os interessados a participarem na visita guiada pelo Dr. Pedro Ferrão, Técnico Superior do Museu Nacional Machado de Castro, à exposição Coimbra / Cantanhede – Relações esculpidas em Pedra, que está patente no Museu da Pedra.

Esta é também uma oportunidade de revisitarem o Museu, após as recentes obras de requalificação realizadas ao longo do último ano. A viagem por esta exposição percorre um trajeto de seiscentos anos, desde a austera arte românica dos inícios da Nacionalidade, passando pelas formas verticais e angulosas do gótico, desabrochando na harmoniosa estética renascentista e terminando nas rebuscadas e movimentadas curvas barrocas.

É uma visita que demonstra a importância da famosa Pedra d’Ançã, que durante séculos constituiu um importante fator de desenvolvimento económico do concelho, e permitiu o incremento da atividade escultórica que tornou a região e a cidade de Coimbra no principal centro de produção nacional de escultura em pedra.