Anadia reabriu as suas Piscinas Municipais

A Câmara Municipal de Anadia procedeu, no passado dia 1 de junho, à reabertura oficial das Piscinas Municipais, após um período de vários meses de intervenção profunda para requalificação daquela infraestrutura desportiva.

A obra de requalificação teve como objetivo dotar o edifício de novas soluções sustentáveis, que possibilitem uma redução substancial dos custos fixos de operacionalidade e a maximização de conforto. Para além da resolução de aspetos relacionados com a eficiência energética, a intervenção contemplou ainda a construção de um novo balneário e a remodelação total dos restantes.

O vereador da Câmara Municipal de Anadia, com o pelouro do Desporto, Jorge Sampaio, sublinhou que “após 15 anos de atividade, era hora de parar e de remodelar este edifício, adaptando-o às novas exigências do desporto e às questões ambientais”,

“A nossa preocupação nesta reabertura era podermos ter umas piscinas diferentes, sob vários pontos de vista, nomeadamente com uma oferta desportiva mais abrangente daquela que existia antes da intervenção”, afirmou, acrescentando que “o objetivo é que estas piscinas sejam uma complementaridade à oferta desportiva existente no concelho”.

Jorge Sampaio deixou ainda bem claro que “o Município vai continuar a manter a aposta forte no desporto”, tendo destacado que, “brevemente vão entrar em funcionamento as pistas de BMX, em Sangalhos, e de XCO, na Curia”, assim como “o Centro de Controlo de Treino” que, no seu entender, “é essencial para as equipas que realizam os seus estágios no concelho”. Referiu-se ainda ao Parque Urbano de Anadia, em construção, que terá mais alguma oferta desportiva, nomeadamente Padel e Minigolfe, prevendo-se ainda algumas surpresas desportivas.

O autarca está confiante de que, depois de concluídas todas estas infraestruturas, a partir de 2020, “Anadia será um grande destino do desporto a nível mundial”.

“Requalificação impunha-se”

A presidente da Câmara Municipal de Anadia, Maria Teresa Cardoso, considerou que esta requalificação “se impunha”, dado que, desde 2002, que as piscinas não sofriam uma intervenção desta envergadura, sublinhando que “se tratou de um grande esforço financeiro, por parte do Município, para conseguirmos dotar as piscinas das melhores condições”.

A autarca realçou “a importante intervenção efetuada na área da eficiência energética o que justifica este grande investimento de cerca de um milhão de euros”, sendo que metade deste valor foi aplicado na maquinaria necessária para que se possa atingir uma maior eficiência energética e climatização do ar.

“Com esta requalificação todos os espaços ficaram dotados de uma outra qualidade e de condições que os utentes terão oportunidade de usufruir”, afirmou. Por outro lado, esta intervenção “deu-nos a oportunidade de acrescentar outras modalidades ao leque de serviços que já vínhamos prestando aos munícipes”.

Maria Teresa Cardoso considerou “importante” que as piscinas retomassem já a sua atividade, “para que as pessoas do concelho e não só, possam retomar a prática desta atividade desportiva”.

A presidente da edilidade rematou a sua intervenção apelando para que todos os utilizadores e munícipes usufruam destas novas condições e que tragam consigo mais pessoas. “Estas infraestruturas só fazem sentido se as pessoas as utilizarem, contribuindo assim para o seu bem-estar físico”, concluiu.

A nova “oferta desportiva” das Piscinas Municipais contempla aulas de Treino Funcional, Cycling, Hidrobike e Hidroginástica.

Durante o mês de julho, entre os dias 1 e 26, estarão disponíveis “Cursos Intensivos de Natação”, dirigidos a crianças e adultos. Em agosto, ao contrário do que sucedia em anos anteriores, as Piscinas Municipais de Anadia estarão abertas ao público para aulas livres, durante a tarde, de segunda a sexta-feira.

A nova época desportiva terá início, no mês de setembro, havendo um reforço dos horários da “oferta desportiva” e o início da atividade Hidro Sénior.