Orçamento de Estado 2019 analisado no Curia Tecnoparque

Cerca de uma centena de pessoas esteve presente na sessão de esclarecimento sobre o Orçamento de Estado (OE) para 2019, organizada pelo Município de Anadia, no âmbito do “Invest em Anadia” e pela PricewaterhouseCoopers (PWC), em parceria com a Associação Comercial e Industrial da Bairrada (ACIB) e a Associação Industrial do Distrito de Aveiro (AIDA), que decorreu no passado dia 10 de Janeiro, no auditório do Curia Tecnoparque.

O vereador da Câmara Municipal de Anadia, Ricardo Manão, referiu a importância da realização de uma ação deste género em Anadia, mais propriamente no Curia Tecnoparque “onde o Município de Anadia pretende dinamizar um verdadeiro Centro Empresarial”, mas também para que no centro do país e num dos distritos com maior dinâmica empresarial, “se possa ter uma ação de divulgação que normalmente se realiza em Lisboa e Porto”.

Teceu ainda algumas considerações sobre o documento em análise, salientando que “apesar de ser expectável uma redução de impostos, tal não se verifica no OE 2019, sendo este um orçamento de consolidação da pressão tributária sobre as empresas e as famílias”.

O autarca rematou a sua intervenção, dizendo que, da parte do Município de Anadia, “poderão sempre contar com a nossa disponibilidade e preocupação em procurar manter informado o tecido empresarial do concelho”.

Ana Reis, Tax Director da PWC, referiu que a experiência do ano passado “foi bastante gratificante”, com uma grande adesão de pessoas, “daí voltarmos este ano para mais uma sessão fora dos grandes centros urbanos”.

A parte mais técnica do Orçamento de Estado foi explicada pelos especialistas da PWC, os quais fizeram uma apresentação das principais medidas constantes do OE, dando a conhecer algumas das alterações introduzidas pelo Governo para este ano de 2019, nomeadamente nos impostos sobre o rendimento das pessoas coletivas, pessoas singulares, sobre o património e na justiça tributária. Foram ainda afloradas as alterações introduzidas ao novo regime contributivo dos recibos verdes, nomeadamente no que respeita às taxas, prazos e a forma de apuramento e de entrega da declaração de rendimentos dos trabalhadores independentes.

No final, houve ainda tempo para o esclarecimento de dúvidas suscitadas por parte das pessoas presentes na sessão.