Anadia comemorou Dia Internacional Cidade Educadora

O Município de Anadia associou-se, no passado dia 30 de novembro, às comemorações do Dia internacional da Cidade Educadora, tendo promovido diversas ações, com destaque para a construção de um puzzle gigante, cujas peças ilustram, com fotografias de diversos eventos e projetos municipais, os 20 princípios das Cidades Educadoras.

A celebração assumiu, este ano, um novo formato, procurando aproximar-se da comunidade, mediante a partilha e acesso a uma rede de boas práticas, numa visão alargada e enriquecedora, por forma a transmitir aos munícipes mais informação e modalidades de ação e de intervenção.

O Município de Anadia integra, desde 2016, a Associação Internacional das Cidades Educadoras (AICE), entidade que adota o conceito de uma educação ao longo da vida e que promove uma política educativa e social. Em prol dos outros, e com os outros, trabalha com a premissa da conquista e da partilha, e promove a importância da educação na cidade, bem como as vertentes educativas dos projetos políticos e o zelo pela “Carta das Cidades Educadoras”, tais como o espírito de cooperação, o diálogo entre gerações e uma política educativa abrangente, transversal e inovadora que englobe a educação formal, não formal e informal, de que são exemplo as particularidades culturais.

Através de uma comunicação próxima e direta, a autarquia tem procurado estabelecer e manter fortes elos de ligação com os munícipes, a quem serve, e que são fortes aliados no trabalho e na decisão. Nesta tarefa, conta com a colaboração inestimável das juntas de freguesia, dos parceiros sociais, da comunidade educativa, das associações culturais e desportivas, entre outras, e de toda a população.

No âmbito da sua ação no seio da AICES, o Município de Anadia tem dado a conhecer, através do Boletim da Rede Portuguesa das Cidades Educadoras, as atividades e projetos que, no âmbito das boas práticas, tem vindo a desenvolver em consonância com os 20 princípios estabelecidos pela associação.