Fim de semana cheio de atividades desportivas em Anadia

Um fim-de-semana dedicado ao desporto é o que Anadia vai viver nos próximos dias 16, 17 e 18 de novembro, com a realização, no âmbito da candidatura de Anadia a Cidade Europeia do Desporto 2020, de diversos eventos, com entrada livre, que vão envolver milhares pessoas, provenientes de vários pontos do país.

O tiro de partida será dado na sexta-feira, dia 16, pelas 21h00, no Pavilhão de Desportos, no Complexo Desportivo de Anadia, onde terá lugar a XII Gala do Basquetebol Aveirense. Promovida pela Associação de Basquetebol de Aveiro, com o apoio do Município de Anadia, a iniciativa servirá para distinguir atletas, clubes, dirigentes e entidades que, ao longo do ano, deram o seu contributo para a promoção e desenvolvimento desta modalidade que movimenta alguns milhares de atletas no distrito de Aveiro.

No sábado, no mesmo local e à mesma hora, será a vez da 8.ª Gala do Desporto, um evento que junta o “Jornal da Bairrada” e o Município de Anadia, tendo como objetivo reconhecer e premiar publicamente o mérito dos atletas, clubes, dirigentes desportivos, treinadores e de outras entidades que mais se destacaram na prática das suas modalidades nos concelhos de Oliveira do Bairro, Anadia, Águeda, Cantanhede, Mealhada, e Vagos, na época desportiva de 2017/2018. Ao longo da noite, serão atribuídas várias categorias de prémios, de entre os quais se destacam os prémios Atleta do Ano, Revelação do Ano, Equipa do Ano, e, ainda, o Prémios Especial do Júri, Carreira, Memória e Mérito Desportivo, entre outros. Para além da entrega destes galardões, a Gala incluirá momentos musicais e de dança.

Por sua vez, o Centro de Alto Rendimento de Anadia / Velódromo Nacional, em Sangalhos, vai ser palco, no sábado e domingo, de duas provas de judo. A primeira acontece no dia 17 de manhã, a partir das 10h00, com a realização do I Open Rota da Bairrada em juvenis. A segunda tem lugar no domingo à tarde, a partir das 14h30, com o Torneio do IX Aniversário da ADJA – Associação Distrital de Judo de Aveiro.

Também no domingo de manhã, mas em Vila Nova de Monsarros, decorre o “Raid BTT das Neves”, organizado pela Comissão de Festas 2019 da Nossa Senhora das Neves, onde se prevê a participação de mais de duas centenas de betetistas. A concentração está marcada para o Pavilhão Desportivo, junto ao campo de futebol, estando a partida prevista, pelas 9h30, junto à Capela de Nossa Senhoras das Neves.

O raid contempla dois percursos, um de 42 kms para os praticantes experientes e outro de 16 para os menos habituados a estas andanças. Os trilhos vão levar os participantes aos vinhedos da Bairrada e às encostas do Buçaco. Não vai existir registo de tempos, atribuição de troféus, medalhas ou pódios, já que o evento não tem carácter competitivo, mas antes de lazer.

Todos estes eventos contam com o apoio do Município de Anadia, candidato a Cidade Europeia do Desporto em 2020, um processo que a ACES Europe – European Capitals and Cities of Sports Federation deverá encerrar em meados de Janeiro, em Portimão, com o anúncio do vencedor.